Peugeot 108 foi renovado e ganhou novo motor de 72 cv

Quatro anos depois do seu lançamento a Peugeot acaba de apresentar um ligeiro "facelift" para o seu pequeno citadino, o 108. O desenho exterior igual ao "irmão" Citroën C1 mantém-se mas ganhou um novo motor, compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, sistema que reconhece os sinais de trânsito e duas novas cores para a carroçaria.

O maior destaque desta nova versão do 108 é o motor. O bloco tricilíndrico 1.0 VTi mantém-se mas viu a potência subir dos 68 para os 72 cv, passando igualmente a cumprir com as novas normas de emissão Euro 6.2.

Este motor surge acoplado a uma caixa manual de cinco relações mas também pode ser combinado com uma transmissão automática de cinco velocidades. A marca francesa do grupo PSA reivindica um consumo médio de 3,8 litros aos 100 km e um nível de emissão de CO2 de 86 g/km.

Para atingir estes números a Peugeot equipou o 108 com um novo sistema de injecção, uma taxa de compressão mais elevada, um sistema de recirculação dos gases de escape e um eixo de balanceamento que reduz as vibrações e o ruído.

A marca do leão adicionou ainda vários painéis de absorção sonora ao compartimento do motor, aos painéis das portas e por baixo dos tapetes para deixar o 108 mais silencioso.

Este pequeno citadino recebeu ainda compatibilidade com os sistemas Mirrorlink, Android Auto e Apple CarPlay e comandos por voz (S-Voice e Siri) que podem ser activados com um simples botão. O 108 vai estrear um novo sistema de reconhecimento de sinais de trânsito que indica limites de velocidades e proibições de ultrapassagem.  

No exterior destacam-se as duas novas cores da carroçaria: Calvi Blue e Green Fizz. As versões "Top" podem ter uma cobertura em lona nas cores Green Fizz, Jeans, Black e Tangerine, sendo que as versões fechadas podem ter um tejadilho no preto "Black Diamond", algo que estará disponível de série nas versões GT Line.

Em destaque